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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E DE ESCRITA DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA INCLUSIVA

Autores:
Rodney Mendes de Arruda (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso)

Resumo:

O presente trabalho apresenta discussões e resultados parciais de pesquisa de doutoramento em Estudos de Linguagem (PPGEL/IL/UFMT), vinculada ao Grupo de Estudos Linguísticos e de Letramento (GELL/UFMT/CNPq). Insere-se, primeiramente, na linha de pesquisa Paradigmas de Ensino de Línguas, acerca do ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa (LP) escrita para/de surdos. Especificamente, volta-se à produção do texto dissertativo-argumentativo, tendo como sujeitos de pesquisa dois alunos surdos, estudantes de Ensino Médio, em uma escola pública inclusiva, em Cuiabá-MT. A pesquisa é de natureza qualitativa, com orientação metodológica da pesquisa-ação (Thiollent; Eliiot) e está teoricamente ancorada nas seguintes áreas e autores: (a) Linguística: Bakhtin, Soares, Kleiman, Rojo, Rajagopalan; (b) Educação: Mantoán, Sassaki, Vygotsky; (c) Letramento Crítico: Cassani, Freire, Paes de Barros, Pereira, Street; (d) Estudos Surdos: Almeida, Fernandes, Karnopp, Lodi, Lopes, Quadros. Como resultados parciais, tem-se: comprovação de capacidades de leitura e de escrita de alunos surdos, cabendo haver adaptações, o que será sugerido a professores; identificação de informatividade quanto às temáticas sociais recorrentes; necessidade de maior interação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), no processo de ensino, acessando a língua de conforto desses alunos; produção dissertativo-argumentativa diferenciada em Libras e em Língua Portuguesa escrita, o que demanda conhecimento docente de ambas as línguas no processo de ensino-aprendizagem, pensada a condição bilíngue dos sujeitos surdos; necessidade de questionar a efetividade da inclusão escolar, quando esta se pauta meramente na presença de intérprete de língua de sinais (TILS) e na existência da Sala de Recursos Multifuncional (SRM).