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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS

Autores:
Josiane dos Santos Maquieira (UNISINOS - UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS) ; Constanza Salvatori (UNISINOS - UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS)

Resumo:

Este trabalho é recorte de dissertação de mestrado (MAQUIEIRA, 2018) que buscou refletir sobre atividades de língua portuguesa escrita em sala de aula para crianças surdas, matriculadas em uma turma multisseriada de 2° e 3° anos do Ensino Fundamental, de uma escola pública e bilíngue, localizada na região metropolitana de Porto Alegre/RS. Para a realização da pesquisa foram utilizadas atividades de língua portuguesa escrita para surdos  realizadas em sala de aula com base nas reflexões de autores como Quadros (1997), Karnopp (2012), Gesueli (2012), Giordani (2012), Quadros e Schmiedt (2006), Fernandes (2006, 2013), Pereira et al. (2011), Lacerda (2015) e Lebedeff (2017). Os dados foram gerados a partir de observações de aulas da turma multisseriada registradas em vídeo, fotografias de atividades de escrita e relatórios de observação de aulas elaborados no ano de 2014. Entre as constatações do estudo, verificou-se que as práticas de ensino de língua escrita analisadas se voltam ao uso e à ampliação do vocabulário, à ortografia da língua portuguesa e à produção de frases, com base no vocabulário trabalhado. Entendemos que mais pesquisas sobre ensino e aprendizagem de línguas precisam ser implementadas, considerando as singularidades dos alunos surdos, dos docentes e das instituições nas práticas de ensino de língua portuguesa para surdos como segunda língua.