Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


UM OLHAR BAKHTINIANO SOBRE O ATENDIMENTO AO TEMA NA REDAÇÃO DO ENEM

Autores:
Suleima Cristina Leite de Moraes (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO)

Resumo:

O presente trabalho é resultado da pesquisa de mestrado desenvolvida no biênio 2017-2019 no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFMT sob a orientação da Profa. Dra. Simone de Jesus Padilha. Trata-se da proficiência da escrita do jovem brasileiro na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em especial, a que se refere à Competência 2, que avalia o atendimento ao tema proposto nos limites de um texto dissertativo-argumentativo e que tem apresentado histórico de baixos níveis de nota. Considerando que a compreensão da temática é indispensável para garantir o domínio discursivo do candidato, investiga-se o que os alunos-candidatos compreendem por “atender ao tema” e como esse entendimento se reflete no texto produzido. A pesquisa é qualitativa de cunho interpretativo e baseia-se na teoria de Bakhtin e do seu Círculo em diálogo com os conceitos de interação, do dialogismo, da compreensão ativa. O trabalho foi realizado em uma escola pública de Cuiabá-MT e observou a prática de produção de texto para o Enem, bem como as redações produzidas pelos alunos no Exame de 2017 com o objetivo de averiguar como os candidatos trabalharam o tema proposto. Com a interpretação dos dados, observou-se que os candidatos dialogaram ativamente com o tema proposto, manifestando-se criticamente acerca do problema levantado e que os baixos resultados nas redações não estão relacionados ao desconhecimento do que seja atender ao tema ou da limitada compreensão de que seja apenas o tópico ou assunto a ser abordado. As reflexões e os debates apresentados propõem-se a contribuir para o desenvolvimento de uma prática de escrita no Ensino Médio seja mais próxima da realidade discursiva dos alunos, como forma de torná-los mais competentes na relação dialógica com o mundo e, certamente, com os textos.