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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Processo e produto: a discursividade de uma enciclopédia digital

Autores:
Bethania Mariani (UFF - Universidade Federal fluminense)

Resumo:

O trabalho proposto inscreve-se na análise do discurso, teoria que se inscreve em uma perspectiva materialista dos processos de produção de sentidos em sua relação linguageira com a história e com as relações sociais. Assim, da posição de sujeito pesquisador em Análise do Discurso, e tendo como ponto de partida a experiência in progress de construção de uma Enciclopédia audiovisual virtual, cuja finalidade maior é a de produzir e fazer circular vídeo-verbetes sobre Análise do Discurso e áreas afins, objetiva-se tanto apresentar a teorização que dá suporte à construção do dispositivo técnico-digital que dá suporte à Enciclopédia quanto problematizar essa prática que visa a circulação de conhecimento pela internet.  O interesse está voltado para a análise da relação produto/processo: problematizar a relação entre o sujeito pesquisador e o produto tecnológico produzido.   Considerando que toda produção de conhecimento resulta de um processo histórico e ideológico, propõe-se a discussão do funcionamento e dos efeitos das tecnologias digitais, mais especificamente, das tecnologias de linguagem, em relação à circulação dos discursos de produção do conhecimento em meio virtual.  As tecnologias de linguagem são compreendidas a partir das reflexões de Auroux (1998) sobre as três grandes revoluções tecnolinguísticas que, com a constituição de instrumentos linguísticos, alteraram substancialmente as relações entre as línguas e entre os homens em sociedade.  Faz parte dos objetivos discutir o próprio trabalho social do pesquisador que, nas instituições acadêmicas, envolve políticas de circulação da produção de conhecimento em função das determinações do Estado e dos discursos por ele produzidos sobre os sentidos de ciência.  No caso da Enciclopédia, cabe, portanto, teorizar sobre seu próprio processo de produção enquanto uma ferramenta que, ao colocar em circulação conhecimento produzido pelas ciências humanas, promove ensino em meio digital, ou seja, com base em uma tecnologia que visa representar de determinada maneira conceitos, termos e pesquisas em ciências humanas.


Agência de fomento:
CNPq