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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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AS POLÍTICAS E CONCEPÇÕES AVALIATIVAS DA LÍNGUA PORTUGUESA NO DISCURSO PEDAGÓGICO EM MOÇAMBIQUE

Autores:
Paula Alexandra dos Santos Pais da Cruz (UP - Universidade Pedagógica)

Resumo:

O estudo, que toma o contexto educativo em Moçambique como agente de mudanças, produtor de conhecimento, capaz de formar sujeitos competentes para intervir e actuar na sociedade de forma criativa e crítica, centra-se nas concepções e práticas de avaliação dos professores de Língua Portuguesa (LP) no nível secundário do ensino geral. Com o objectivo de promover uma reflexão na área da avaliação olharei as linhas orientadoras da avaliação da aprendizagem no sistema de ensino moçambicano de forma a inferir sobre a projecção das políticas e das concepções de avaliação no discurso pedagógico dos professores de LP em Moçambique. A situação multilingue vivida em Moçambique vai influenciar a opção pela LP como língua oficial, conferindo-lhe a complexidade característica do ensino de uma língua segunda (L2). Os objectivos gerais do sistema de ensino moçambicano expressam uma uma perspectia política, ideologica e linguística ao difundir, através do ensino, a utilização da LP, objectivando um domínio da lingua como instrumento de comunicação oral e escrita para uma integração consciente na vida social e política. O quadro teórico do trabalho sustenta-se em autores como Dias (2002), Firmino (2002), Perrenoud (1999) e (2003), Pacheco (2001), Silva (2003), Leite e Fernandes (2002), Nadal (2002), Fernandes (2006), Méndez (2001) Suassuna (2006), Marcuschi (1999), , Rey et al (2005), Barreira e Moreira (2004), entre outros. 


Agência de fomento:
Universidade Pedagógica