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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A Prática Reflexiva como base para a formação continuada do professor de Português como Língua Adicional

Autores:
Rafael Padilha Ferreira (PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)

Resumo:

Na esteira dos estudos voltados à formação do docente de Português como Língua Adicional (PLA), este trabalho busca, na aplicação dos estudos da Prática Reflexiva (MANN; WALSH, 2017), colocar a interação em sala de aula como aspecto primordial para o aumento da consciência do professor acerca da sua ação docente, promovendo, assim, melhores oportunidades de aprendizagem aos estudantes. Por meio dos estudos sobre o discurso de sala de aula (WALSH, 2011; WALSH; LI, 2013), podemos identificar aspectos da interação entre os participantes desse contexto para produzir insumos para a aplicação dos pressupostos da Prática Reflexiva. Para tanto, gravações em áudio de interações em sala de aula e de encontros de discussão entre professores foram feitas, sendo estas posteriormente transcritas com a ajuda do software Computerized Language Analysis (CLAN), desenvolvido por Brian McWhinney e Leonid Spektor. A metodologia de transcrição segue as diretrizes apresentadas por Ten Have (2007) em combinação com a tabela de caracteres especiais oferecida pelo CLAN. Tais dados possibilitam a avaliação da interação em sala de aula e proporcionam ao pesquisador uma compreensão mais abrangente de aspectos relacionados a esse contexto, o que, por sua vez, promove oportunidades de qualificação da ação docente por meio de uma investigação baseada nas suas próprias experiências. Por ser uma pesquisa de pequena escala, envolvendo apenas uma professora e um pesquisador (observador-participante, cf. Larsen-Freeman; Long, 1991), focados em um contexto de ensino-aprendizagem específico, levando em consideração as necessidades dos alunos, os resultados deste estudo não podem ser generalizados, mas suas reflexões mostram um possível caminho para uma proposta de formação continuada dos docentes de PLA.


Agência de fomento:
CNPq