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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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Gêneros textuais em propostas de produções de textos em livros didáticos do Ensino Fundamental II

Autores:
Jefferson Alves da Rocha (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Judithe Genuíno Henrique (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Matheus de Almeida Barbosa (UFPB - Universidade Federal da Paraíba)

Resumo:

Para este trabalho, realizaram-se algumas considerações acerca do Sociointeracionismo da linguagem (VYGOTSKY, 1978), postulado por Antunes (2003). Inicialmente, observaram-se duas propostas de produções textuais inseridas em dois livros didáticos diferentes. Em relação à produção textual propriamente dita, fizemos a análise da unidade 2, “Trabalho”, capítulo 3, “O trabalho e as crianças”, do livro “Língua Portuguesa - 9º Ano do Ensino Fundamental”, da Coleção Português para Todos pela Editora Scipione (TERRA & CAVALLETE, 2005). Realizamos, também, para efeitos comparativos, à análise da unidade 2, “Amor”, capítulo 3, “O verdadeiro presente”, do livro “Língua Portuguesa - 9º Ano do Ensino Fundamental”, da Coleção Português Linguagens pela Editora Saraiva (CEREJA & COCHAR, 2015). Para fins de ampliação desta pesquisa, realizou-se mais uma análise de outro capitulo de unidade de livro didático. O referido capítulo, presente na unidade 2, “A atemporal arte de narrar”, capítulo 3, “Conto”, do livro “Português – 9º Ano do Ensino Fundamental”, da Coleção Projeto Teláris pela Editora Ática (BORGATTO, BERTIN, MAECHEZI, 2015). Buscou-se, neste trabalho, verificar se as propostas de produções textuais seguiam as etapas da escrita: planejamento, escrita e reescrita. Analisaram-se como essas propostas estavam inseridas nos livros didáticos em questão. Para fins de análises das construções dos gêneros textuais abordados nas propostas de produção de texto, buscou-se observar o tratamento dado à interação professor-aluno (GONÇALVES, 2009). De modo geral, pôde-se constatar que as propostas contemplam as ideias sociointeracionistas de forma incompleta, contemplando apenas uma das etapas da escrita. Pode-se asseverar, ainda, que as propostas de produção de texto se diferenciam em relação ao gênero textual, já que houve diferenças desse quesito ao comparar os capítulos dos diferentes livros didáticos investigados aqui. Isso tende a indicar que a ordem de gêneros textuais e, consequentemente, de conteúdos linguísticos pode ser alterada a depender dos autores e da edição do livro didático.