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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


MULTILETRAMENTOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS: O USO DO PIXTON NA PRODUÇÃO DO GÊNERO HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Autores:
Maria Jeane Souza de Jesus Silva (UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA) ; Sidmar da Silva Oliveira (UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA)

Resumo:

Este artigo versa sobre um trabalho realizado na disciplina de Língua Portuguesa com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, anos finais, em uma escola pública da zona rural do município de Monte Santo/BA. Por meio do Pixton, um aplicativo para elaboração de textos digitais, foi solicitado que os alunos remixassem a obra “A menina que cavava com a caneta”, da escritora montessantense Sarah Correia (2015), retextualizando-a em história em quadrinhos. Tem por objetivo discutir as potencialidades das tecnologias digitais para leitura, produção e significação de textos. Metodologicamente, aborda a seguinte questão: quais possibilidades textuais as TIC proporcionam para que estudantes se tornem um sujeito-autor? Parte-se de um trabalho colaborativo (ROLDÃO, 2007), de abordagem qualitativa, com 21 estudantes, sujeitos da pesquisa. Como aporte teórico, partirmos das discussões sobre Multiletramentos (LEMKE, 2010; ROJO, 2012); gêneros textuais e retextualização (MARCUSCHI, 2004); Hipertexto (LÉVY, 1999; SANTAELLA, 2004). Os resultados da pesquisa são parciais, mas apontam que o trabalho com as tecnologias digitais, a partir da construção de HQs, contribuiu para desenvolver a criatividade, criticidade e proficiência em leitura e em escrita, além de possibilitar o contato com a multimodalidade e várias semioses que fazem parte das ordens discursivas dos textos da esfera digital.


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Não se aplica