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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


ORGANIZAÇÃO RETÓRICA E PROPÓSITOS COMUNICATIVOS EM INTRODUÇÕES DE ARTIGOS DE GRADUANDOS DE CAMPOS DISCIPLINARES DIFERENTES

Autores:
Iraci Nobre da Silva (UNICAP - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO)

Resumo:

Atualmente, a escrita acadêmica vem recebendo uma cuidadosa atenção por parte de pesquisadores, isso vem contribuindo para ampliar a literatura na área de análise de gêneros, nas diferentes abordagens linguísticas. Esses avanços, nas diferentes práticas de análise, contrapõem à concepção que entendia os gêneros como caracterização e tipos textuais. Os formatos padronizados direcionam como encontrar, interpretar e compreender as informações do gênero. Assim os reconhecem como formas de vida, modo de ser e enquadres para ação social, Bazerman (2011).  Essas concepções, aliadas, possibilitam perceber que o domínio de um gênero não se reduz a formas linguísticas, mas a uma forma de realizar linguisticamente objetivos específicos em situações sociais e particulares, Marcuschi(2008). Este estudo objetiva analisar a organização retórica e propósitos comunicativos em introduções de artigos de graduando de três campos disciplinares: Letras, Matemática e Biologia. Esta reflexão está amparada nos postulados de Bawarshi e Reiff (2013); Bezerra (2017;) Biasi-Rodrigues e Bezerra (2012); Bazerman (2011); Marcuschi (2008); Motta-Roth e Hendges (2010); Swales (1990). O corpus analisado consta de três amostras, sendo uma de cada curso mencionado. A metodologia de análise centra-se no modelo CARS, proposto por Swales (1990), com adaptações.  Os resultados revelam que os autores dos artigos ainda não foram suficientemente orientados para a escrita da introdução do artigo, tanto em relação à organização retórica quanto à efetivação dos propósitos comunicativos. Entende-se a necessidade de direcionar um olhar para a graduação, ampliar discussões neste campo de pesquisa e apresentar uma proposta de análise que possibilite a apropriação da escrita da introdução de artigo científico. Os avanços ainda não são suficientes para dirimir dúvidas acerca do trabalho com os gêneros, tanto na universidade quanto nas escolas de educação básica.