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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


OFICINAS PEDAGÓGICAS: REDIMENSIONANDO AS PRÁTICAS À LUZ DA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA

Autores:
Allan de Andrade Linhares (UFPI - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ)

Resumo:

Cumpre-nos, com este estudo, responder ao questionamento: Como as oficinas pedagógicas podem contribuir com a formação de professores de Língua Portuguesa? Para tanto, analisaremos as posturas de três professoras durante a proposição de duas oficinas: uma que teve como objeto refletir sobre o processo de construção referencial utilizado pelos produtores dos textos na definição de seus propósitos discursivos e, assim, garantir a coerência textual; e a outra analisar as estratégias usadas pela instituição midiática no processo de construção da realidade. Os gêneros letra de música e capa de revista foram os escolhidos para essas atividades. No trabalho em sala de aula, espera-se que o ensinantes-aprendentes possam, embasados em uma Pedagogia de leitura (PALMA, TURAZZA, NOGUEIRA JUNIOR, 2008; PALMA, TURAZZA, 2012, 2014), intermediar discussões que vislumbrem os propósitos discursivos de cada gênero textual analisado, atentando para as estratégias linguístico-discursivas selecionadas pelo produtor a fim de construir determinados argumentos e determinados efeitos de sentido pretendidos. Sabemos, porém, que o processo formativo dos professores os impede de tornarem os aprendentes-ensinantes poliglotas na própria língua (BECHARA, 2003). Assim, entendemos que as oficinas pedagógicas (CANDAU, 1995), modalidade de metodologia ativa (PALMA, 2016; BERBEL, 2011) e recurso pedagógico que favorece o trabalho do professor na mediação dos conteúdos, é uma oportunidade de vivenciar situações concretas e significativas, baseada no tripé: sentir-pensar-agir, com objetivos pedagógicos. Nesse sentido, a metodologia da oficina muda o foco tradicional da aprendizagem (cognição), passando a incorporar a ação e a reflexão. Numa oficina ocorrem apropriação, construção e produção de conhecimentos teóricos e práticos, de forma ativa e reflexiva, o que confere a ela a natureza de metodologia ativa. Ao final das oficinas realizadas, que envolviam trocas de experiências e estudos teóricos, os quais foram previamente disponibilizados, foi possível perceber, nos discursos produzidos pelos ensinantes-aprendentes, a colaboração teórico-metodológica trazida pelo recurso pedagógico.