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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O Português como Língua de Herança em Florença: Línguas e identidades em movimento.

Autores:
Ana Luiza Oliveira de Souza (UNIPI - Università di Pisa)

Resumo:

O contexto de aquisição de uma Língua de Herança (CUMMINS, 1983) vem acompanhado de muitas variáveis inter-relacionais que incluem características e práticas familiares, espaços de socialização das crianças, qualidade e quantidade de estímulos (FLORES e MELO-PFEIFER, 2014), entre outras variáveis. Assim sendo, no processo de desenvolvimento da linguagem, como consequências das experiências orais e/ou auditivas no seio das famílias de imigrantes, nem todos os falantes de uma determinada LH desenvolvem repertórios linguísticos idênticos.Neste estudo, a manutenção, a aquisição, o ensino e aprendizagem do português como língua de herança (POLH) em contexto de imigração foca no cenário da escola da Casa do Brasil em Florença, cujos perfis identitários dos alunos transitam entre a cultura italiana e a brasileira. O objetivo é entender como o espaço escolar contribui para oferecer às crianças a consciência de sua identidade bicultural, além do aprendizado linguístico. Além de observações em sala de aula, um questionário foi respondido por pais de oito crianças que representam quatro perfis familiares (mãe brasileira e pai italiano, pai brasileiro e mãe italiana, pais italianos e pais brasileiros). Os dados coletados são discutidos neste artigo da perspectiva do planejamento linguístico familiar a partir das concepções de Spolsky (2007) e García (2004, 2013), e apontam para duas direções significativas: a importância do desenvolvimento e da valorização da língua e cultura de herança desde os primeiros anos de vida, e o papel da escola como elemento estimulador para reforçá-las.