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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


CRENÇAS E DIFICULDADES DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL

Autores:
Paula Tuany Silva Cafe (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO) ; Ana Cecília Fonseca Matos Matos (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO)

Resumo:

Este artigo tem como foco a formação de professores para atuarem em aulas de português como língua adicional (SCHLATTER; GARCEZ, 2012), em uma universidade pública brasileira sob a perspectiva contemporânea das ações de internacionalização da educação nacional. Para tal, o texto apresenta o retrato da formação pedagógica, de dois sujeitos, professores em formação, com base nos princípios norteadores da Linguística Aplicada Crítica. Com a finalidade de elencar o posicionamento desses sujeitos referente a suas respectivas formações, foi utilizado como ferramenta metodológica a aplicação de um questionário, que investigou o processo de formação pedagógica baseado nas crenças e dificuldades desses sujeitos. A análise dos dados referenciou autores da Linguística e da Formação de Professores, como Nóvoa (1997) e Barcelos (2006), entre outros. Em síntese, foi possível perceber que as crenças e as experiências vivenciadas interferem significativamente na atuação em sala de aula. Em termos de dificuldades, os sujeitos revelaram que as semelhanças entre a língua espanhola e a língua portuguesa podem ser um obstáculo para o melhor desenvolvimento das aulas, e até mesmo, comprometimento dos alunos com as etapas que perpassam o processo de aprendizagem em língua adicional. Os relatos dos sujeitos evidenciaram a necessidade de oferta de disciplinas na graduação e pós-graduação que contemplassem a formação de professores em Português como língua Adicional. Assim, este trabalho foi realizado sob a orientação da Profa. Dra. Flávia Girardo Botelho Borges.


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