Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O (não) Lugar da Fonética e da Fonologia em Livros Didáticos Brasileiros do Ensino Fundamental Anos Finais e em Manuais Escolares Portugueses do Ensino Básico

Autores:
Siane Gois Cavalcanti Rodrigues (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo:

Levando em conta: 1) a importância da Fonética e da Fonologia à reflexão sobre a língua e à ampliação dos saberes linguísticos dos alunos da Educação Básica; 2) o lugar de destaque dos livros didáticos e dos manuais escolares nas salas de aula do Brasil e de Portugal e 3) o fato de, tradicionalmente, essas áreas fazerem-se presentes de maneira incipiente no currículo escolar de ambas as nações (CAGLIARI, 2009; VELOSO e RODRIGUES, 2002), o objetivo desta pesquisa foi analisar o espaço ocupado por esses campos em livros didáticos brasileiros (LDB), bem como em manuais escolares portugueses (MEP). O estudo é de natureza qualitativa (MINAYO, 1999), uma vez que foi realizada, com base em categorias específicas, uma análise de cunho interpretativo, que possibilitou a descrição e a explicação minuciosa dos dados, seguidas de sua discussão. A investigação, que está acorada em Cagliari (2009), Veloso e Rodrigues (2002), Choppin (2004), entre outros, evidenciou que, nas obras analisadas, os conteúdos das áreas em estudo são tratados de maneira superficial e restritiva; a variação, que se limita ao social, ao regional e ao nível do léxico, é abordada como um mero conteúdo da disciplina de Língua Porguesa e não transversaliza os níveis de análise linguística; faltam conteúdos imprescindíveis não apenas à plena compreensão de certos temas que os próprios livros e manuais trazem à tona, mas ao conhecimento, por parte dos alunos, do funcionamento da fonética e da fonologia de sua própria língua materna, o que propicia prejuízos de diferentes ordens à sua formação linguística.

Palavras-chave: Fonética. Fonologia. Ensino de Língua Portuguesa. Livros Didáticos e Manuais Escolares. Educação Básica.