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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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A PARTICIPAÇÃO DOS SURDOS NO EXAME CELPE-BRAS: UMA PERSPECTIVA BILÍNGUE.

Autores:
Adriana Oliveira da Luz Portela (UNB - Universidade de Brasília)

Resumo:

Adriana Oliveira da Luz Portela[1]

Patricia Tuxi[2]

Este estudo visa a mostrar como um sistema de avaliação, especificamente o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros - Celpe-Bras, está se preparando para atender candidatos surdos que, nas últimas décadas, vêm se empoderando dos seus direitos, sejam estes no campo social, no mercado de trabalho ou no campo educacional. Ao constatar a participação do sujeito Surdo no Exame Celpe-Bras, analisamos a aplicabilidade desta prova à comunidade surda e que tipo de acessibilidade está sendo ofertada a este público. Para isso, realizamos um levantamento histórico sobre o Celpe-Bras, bem como uma análise descritiva comparativa do processo realizado pelo Celpe-Bras desde a publicação do edital até à aplicação da prova, para tanto, a cada etapa apresentada, inserimos breves comentários sobre as adaptações realizadas. A partir do conceito de acessibilidade, mostramos que o sistema de avaliação, ou melhor, o Celpe-Bras, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável por esta avaliação, demostra ter certa preocupação em relação à acessibilidade destinada a pessoas com deficiência e empenho em se adequar a esse novo público, visto que o exame foi pensado para pessoas que possuem uma língua materna oral-auditiva. Ainda assim, esta instituição não está pronta para atender os surdos de forma adequada, pois, há muito o que se pensar e discutir sobre o modo pelo qual se deve oferecer de forma efetiva a acessibilidade a esse público.

 

[1] Graduanda do curso de Licenciatura em Letras: Língua de Sinais Brasileira – Português como Segunda Língua (LSB-PSL), da Universidade de Brasília - UnB. Brasília, Distrito Federal, Brasil. E-mail: aolportela@gmail.com

[2] Professora Adjunta no Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas-LIP, do Instituto de Letras - IL, na UnB. Brasília, DF, Brasil. E-mail: ptuxiinterprete@gmail.com