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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


GÊNEROS DISCURSIVOS HIPERMIDIÁTICOS E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: AMPLIANDO PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA NO ESPAÇO ESCOLAR

Autores:
Úrsula Cunha Anecleto (UNEB - Universidade do Estado da Bahia)

Resumo:

O ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica, na sociedade atual, vem sofrendo ampliação em seu objeto de estudo. De um ensino de língua centrado, de forma reducionista, em palavras ou em frases descontextualizadas ou em textos de predominância verbal que, muitas vezes, servem como pretexto para o trabalho de nomenclaturas gramaticais, de forma apenas metalinguística, para uma ação educativa que valoriza a diversidade de gêneros discursivos, linguagens e mídias, tanto na esfera impressa quanto digital. É com essa proposta que o Núcleo de Residência Pedagógica em Língua Portuguesa, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus XIV), desenvolve ações, no sentido de propiciar ao docente universitário, ao licenciando em Letras e ao professor de Língua Portuguesa formação teórico-metodológica que visa à organização de atividades de leitura e de escrita para alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, levando-se em conta a multiplicidade de linguagens, de letramentos, de mídias e de modalidades textuais; criar espaço para a problematização do trabalho pedagógico com gêneros textuais e discursivos nas aulas de Língua Portuguesa, no sentido de fomentar o olhar investigativo do professor em formação; estabelecer momentos de diálogo entre os atores do projeto – residentes, preceptores e orientador –, de modo que possam, de forma conjunta, refletir sobre a profissionalidade do docente de língua materna, construindo coerência entre a formação oferecida nos cursos de licenciatura aos futuros professores e as finalidades da política da Educação Básica para o ensino de Língua Portuguesa. Nesse sentido, espera-se que o projeto NRP contribua para a ampliação do diálogo entre a Universidade e a Escola, a partir da promoção da ambiência pedagógica do licenciando no espaço escolar e da construção, de forma colaborativa, de metodologias de ensino e de materiais didáticos que contemplem a diversidade de textos da atualidade.


Agência de fomento:
CAPES