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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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A partir de ações de formação continuada realizadas com os professores de Língua Portuguesa e Professores Coordenadores do ensino fundamental e médio, foram propostas atividades interdisciplinares de leitura.

Autores:
Ana Paula de Oliveira Lopes Vieira (PUCSP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo )

Resumo:

A partir de ações de formação continuada, realizadas com professores de Língua Portuguesa e Professores Coordenadores da Educação Básica, foram propostas atividades interdisciplinares de leitura, que envolvessem estratégias para a leitura de textos informativos e de divulgação científica e o desenvolvimento de uma habilidade do Saresp, em Língua Portuguesa, - pouco dominada pelos estudantes -, suscitando nos participantes a reflexão sobre a prática da leitura em sala de aula e incentivando-os a torná-la frequente em suas escolas.

Foi definida pela equipe de formadores a habilidade “Localizar informações explícitas em textos” (H06 - 7° ano e 3ª série EM), por enquadrar-se nesses critérios.

Os professores de Língua Portuguesa deveriam auxiliar os coordenadores e colegas de outras disciplinas, apresentando as práticas de leitura como estratégias de trabalho pedagógico capazes de melhorar o desempenho dos alunos nas diferentes disciplinas, especialmente, aos que apresentassem dificuldades de aprendizagem.

Foram propostos alguns textos verbais, não-verbais e mistos, em diferentes gêneros textuais como: fichas técnicas, verbetes, tabelas e gráficos, infográficos, publicidades, campanhas oficiais, textos de divulgação científica, textos didáticos dos cadernos de Educação Física, Química e Biologia, reportagens em sites, entre outros.

Por meio da leitura expressiva de alguns textos, durante os encontros de formação, ficou em destaque a utilização dos cadernos do aluno, disponíveis na escola. Estes materiais também ficaram expostos para manuseio, levando os professores a conhecerem os materiais de outros componentes curriculares e percebendo que poderiam ser explorados em outras disciplinas.


Agência de fomento:
(CAPES) - Código de Financiamento 001