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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O que nos contam as histórias que assistimos e jogamos?: um projeto sobre cultura pop, mídias audiovisuais e fanfiction.

Autores:
Dêner da Silva Ramos (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo:

O presente trabalho tem por objetivo relatar os resultados do projeto “O que nos contam as histórias que assistimos e jogamos?”, aplicado em uma turma de nono ano do ensino fundamental na disciplina de Língua Portuguesa de uma escola pública de Viamão - RS. O projeto teve a cultura pop como eixo temático central, envolvendo discussões sobre mídias audiovisuais e a leitura e produção de fanfics. A criação do projeto partiu da perspectiva educativa de projetos de trabalho (PEPT) (HERNÁNDEZ, 2004; 2014), das diretrizes de ensino dos Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul (2009), e estruturado a partir da perspectiva de gêneros do discurso, de Bakhtin (2010). Este trabalho apresenta as sequências didáticas desenvolvidas em cada aula, especificando o que foi trabalhado com o público (texto literário, partes do enredo do texto literário, discurso direto e indireto), e o andamento de cada aula. Através do processo de escrita e reescrita, os resultados indicam que boa parte dos alunos se familiarizaram com o gênero, atingindo o objetivo de produção de uma fanfic dentro de critérios estabelecidos. Trabalhar com cultura pop e entretenimento, portanto, aproxima os alunos da aula de língua portuguesa na escola pública, porque eles encontram o seu lugar como sujeitos atuantes na sociedade através daquilo que consomem.