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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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Gêneros jornalísticos: o Estágio Supervisionado em forma de projeto

Autores:
Alita Carvalho Miranda Paraguassú (IFG - Instituto Federal de Goiás)

Resumo:

Nosso objetivo neste trabalho é compartilhar uma das experiências pedagógicas construídas durante a disciplina de Estágio Supervisionado 1 em Língua Portuguesa no Instituto Federal de Goiás. Em parceria com os graduandos matriculados nessa disciplina elaboramos um projeto de ensino, voltado para os alunos do Técnico Integrado ao Ensino Médio do IFG, nomeado Gêneros Jornalísticos: relato do eu e da sociedade. De acordo com Pimenta e Lima (2017), a atividade pedagógica em forma de projetos possibilita que o estagiário vivencie todas as etapas do processo educativo, desde o primeiro diagnóstico na escola ao produto final desenvolvido. Além disso, a participação em um projeto no ambiente escolar propicia o trabalho coletivo e o desenvolvimento da autonomia, da criatividade, do planejamento e da organização. Nossa perspectiva teórica fundamentou-se nos estudos do texto e do discurso. A partir de leituras em Antunes (2003), Bakhtin (2010), Brandão (2011), Geraldi (2010), Orlandi (2012), Rojo (2000) e Signorini (2008), elaboramos sequências didáticas em que os alunos do ensino médio participaram de práticas de leitura e escrita de gêneros jornalísticos variados, como por exemplo, a crônica jornalística, a notícia, a fotografia, a charge, o artigo de opinião. Após cada oficina, orientadora e estagiários se reuniam para conversarem sobre as estratégias utilizadas durante uma hora e meia de atividades de linguagem em sala de aula, o que possibilitou a avaliação contínua do processo de aprendizagem sobre os gêneros jornalísticos e do processo de formação de professores de língua portuguesa. Como resultado, ao final de nove oficinas, divulgamos algumas das produções textuais autorizadas pelos alunos em página no Facebook, constituindo assim um jornal virtual em que tanto os alunos do ensino médio quanto os graduandos do Curso de Letras se colocaram como autores de si e da sociedade.