Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO COM EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO COMO LÍNGUA ADICIONAL

Autores:
Maria Denize Carniel da Silva (UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Michelli Marchi Oss-emer (UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA)

Resumo:

ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO COM EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO COMO LÍNGUA ADICIONAL

Maria Denize Carniel da Silva¹

Michelli Marchi Oss-Emer²

PROFLETRAS – UFSC³

 

Esta comunicação tem por objeto a análise de material didático produzido especificamente para alunos estrangeiros com a temática “expressões idiomáticas” utilizadas em alta frequência no cotidiano de alunos adolescentes brasileiros de uma escola pública da rede municipal de Blumenau (SC). A escolha desse material justifica-se pelas falhas de interação que podem vir a ocorrer quando do desconhecimento destes fenômenos da língua. Considerando este quadro, o objetivo geral está voltado para a construção de um acervo de material didático específico para o ensino de língua portuguesa como língua adicional. A fundamentação teórica está baseada nas contribuições do círculo de Bakhtin, especialmente nos conceitos de língua como interação, ato responsivo e gêneros discursivos, bem como o aporte teórico referente às sequências didáticas de Schneuwly e Dolz (2004). A metodologia empregada – de cunho qualitativo e interventivo, com registro em diário de campo, englobou as seguintes etapas: a) elaboração do material didático com vinte expressões idiomáticas acompanhadas de ilustrações com indicação de sua origem; b) elaboração de sequências didáticas para a realização das atividades pedagógicas; c) aplicação do material com alunos estrangeiros, que incluiu a participação desses alunos na complementação do material a partir das expressões de sua cultura; d) avaliação do material pelos alunos e e) avaliação das elaboradoras do material em relação ao desempenho dos alunos. Os resultados obtidos indicam que: a) a interação aluno/aluno e aluno/material mostrou-se bastante eficiente; b) as imagens apontando a origem da expressão idiomática auxiliaram na compreensão como também na comparação com as expressões da língua materna dos alunos participantes da pesquisa.

 

Palavras-chave: material didático; língua adicional; expressões idiomáticas; sequência didática.

 

 

 


Agência de fomento:
UFSC