Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


RELATOS DE VIDA DE UM PROFESSOR RIBEIRNHO DO SÃO JOSÉ DO ANAUÁ-RORAIMA

Autores:
Maria Clelia Pereira da Costa (USF - Universidade São Francisco) ; Marcia Aparecida Amador Mascia (USF - Universidade São Francisco)

Resumo:

RELATOS DE VIDA DE UM PROFESSOR RIBEIRNHO DO SÃO JOSÉ DO ANAUÁ-RORAIMA

Doutoranda: Maria Clelia Pereira da Costa[1]

Orientadora: Marcia Aparecida Amador[2]

Resumo

Este trabalho tem como contexto a região ribeirinha do baixo rio Branco no ex-Território Federal do Rio Branco, atual Estado de Roraima, e apresenta como proposta um relato de vida do primeiro professor leigo da escola Isolada José de Alencar, geograficamente localizada na Comunidade de São José do Anauá no baixo rio Branco na década de 1960. O presente trabalho, que faz parte de uma pesquisa de doutorado em educação ainda em andamento. Tem como objetivos realizar uma análise discursiva das representações de si e do outro das relações de poder e resistência que atravessaram as lutas daquele professor pela terra, pela escola, pela formação profissional e pela sobrevivência nos confins da Amazônia Roraimense. Como fundamentação teórica pautamo-nos nos estudos da arquegenealogia de Foucault a partir dos conceitos de discurso, relações de poder-saber, resistência e vidas infames. Do ponto de vista metodológico, este estudo teve como procedimento de levantamento do corpus uma entrevista semiestruturada, realizada em julho de 2015 com o primeiro professor dessa região ribeirinha, locus desta pesquisa.  Os resultados apontam para as representações de si como um professor sem formação que ao longo da carreira construiu seu próprio material didático com os recursos encontrados na natureza. O outro se constitui em suas falas como sujeitos nômades, extrativistas da floresta e que viam na escola a oportunidade de melhorar as condições da vida miserável que levavam naquele fim de mundo.

Palavras-chave: Representações de si. Discursos. Sujeitos infames. Professor. Ribeirinho

[1]- Professora da Educação Básica Estado de Roraima. Doutoranda do PPG Stricto Sensu em Educação-USF-São Paulo. Mestre em Educação-USF-Graduada em Pedagogia UFRR.

2-Docente do PPG SS/Universidade São Francisco-USF SP. Pós-Doutorado Universidade de Wisconsin-Madison, EUA Doutora em Linguística Aplicada UNICAMP Mestre em Linguística UNESP. 

*Apoio:CAPES

 

 


Agência de fomento:
CAPES