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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA MATERNA

Autores:
Joyce Wylliene Melo Italiano453617 (UEMA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO)

Resumo:

Este trabalho aborda um tema da aprendizagem de uma língua materna através dos aspectos da Teoria da Inteligência Múltiplas. O objetivo deste trabalho é fornecer uma breve visão dos principais pontos-chave da Teoria e explicar as vantagens que a aplicação deste pode trazer ao campo de ensino. Através da constatação que existe uma conexão entre os princípios de ensino e aprendizagem de uma língua materna descritos por Howard Gardner (1983) e os pontos- chave referentes á aplicações da Teoria das Inteligências Múltiplas na sala de aula. Para Gardner a inteligência humana estaria dividida em sete tipo, como a Inteligência Lógico-Matemática, que diz a respeito à capacidade de realizações operacionais de uma pessoa. Ou seja, operações numéricas e dedutivas. A Inteligência Linguística: está diretamente relacionada à habilidade de aprender idiomas variados. Além disso, também está ligada à capacidade de usar a fala e a escrita para um fim, como a comunicação interpessoal, por exemplo. A Inteligência Espacial: essa diz respeito à capacidade de compreensão, reconhecimento e manipulação de situações que estejam considerando a visão como fator determinante. A Inteligência Físico- Cinestésica: podemos entendê-la como uma “inteligência corporal”. A Inteligência Intrapessoal: diretamente ligada ao desenvolvimento de uma compreensão de si. A Inteligência Musical: é o que muitos chamam de talento musical. É aquela aptidão por compor ou tocar. A Inteligência Natural: aquela que está relacionada ao reconhecimento e classificação de uma espécie da natureza. A Inteligência Existencial: são temas que estão presentes na nossa vida. Gardner (1983) afirma que a Inteligência não é uma propriedade única da mente humana, mas a interação entre as competências diversas – as inteligências, concluímos que é possível provar a viabilidade de tal perspectiva de ensino e suas vantagens, sendo tal conclusão reforçada através da sugestão de algumas atividades para a serem utilizadas em sala de aula.


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