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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A METODOLOGIA DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GÊNEROS COMO MEDIADORA DE LETRAMENTOS MÚLTIPLOS NO CONTEXTO DO PROFLETRAS: NOSSOS ENCAMINHAMENTOS... NOSSAS ADAPTAÇÕES...

Autores:
Marilúcia dos Santos Domingos Striquer (UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná) ; Eliana Merlin Deganutti Barros (UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná)

Resumo:

Esta comunicação objetiva apontar e discutir encaminhamentos realizados na elaboração de propostas de intervenção didática para o ensino da língua portuguesa destinadas a diferentes anos/séries da Educação Básica, no contexto de formação do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), tendo como suporte a metodologia das sequências didáticas de gêneros (SDG), criada pelo Grupo de Genebra. Centrados no aporte teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo, sobretudo, comungando com pesquisadores da vertente didática desta corrente do humano, procuramos demonstrar alguns resultados alcançados na elaboração e implementação de SDG, com o desenvolvimento de capacidades de linguagem dos alunos, para a leitura e produção textual de diferentes gêneros textuais, partindo do princípio de que, como professoras formadoras no PROFLETRAS, deparamo-nos com realidades de salas de aula brasileiras específicas. Os professores da educação básica nos apresentam necessidades emergenciais de: levar os alunos a uma ampliação da criticidade; a compreensão do funcionamento de gêneros emergentes, constituídos de múltiplas semioses; a preservação da cultura local de uma comunidade; a compreensão da palavra como lugar de luta contra preconceitos e injustiças sociais; entre outras. Tudo isso sem poder abandonar os materiais que estão instituídos como obrigatórios nas redes públicas de ensino: os livros didáticos, os cadernos pedagógicos. Logo, o contexto brasileiro, essencialmente, requer adaptações da proposta da metodologia das SDG. Neste sentido, ao apresentar alguns projetos de intervenção realizados sob nossa orientação pelos professores-mestrandos do PROFLETRAS, procuramos contribuir para reflexões e ações que possibilitem a escola brasileira letrar nossos alunos para participação efetiva em diferentes e diversas situações comunicativas, além de defender nosso posicionamento de que a metodologia das SDG precisa ser tomada como um suporte didático maleável e adaptável, a fim de dar conta da diversidade dos contextos de ensino brasileiros.


Agência de fomento:
Fundação Araucária