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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O RESGATE DA LEITURA FRUIÇÃO E A FORMAÇÃO DO SUJEITO-LEITOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: (RE)ENCONTRO COM A BIBLIOTECA NO COLÉGIO ESTADUAL CLÉRISTON ANDRADE

Autores:
Cláudia Santos de Jesus (UNYLEYA - FACULDADE UNYLEYA)

Resumo:

No ambiente escolar, ainda carecemos de práticas de leitura enquanto atividade finalística, ou seja, os alunos devem ser incentivados à leitura fruição, por prazer, a recreativa, combatendo-se o uso do texto como pretexto (LAJOLO, 1993; AMOR, 1994; FERRAREZI JR.; CARVALHO, 2017). Por meio dessa modalidade de leitura, podemos colher consequências benéficas tal como a formação do sujeito-leitor em sua plenitude, seja no plano educacional, estricto senso, seja na formação cidadã (GUEDES, 2006). As instâncias governamentais têm demonstrado interesse e desenvolvido ações que visam estimular e fomentar a prática da leitura no ambiente escolar. Nesse respeito, podemos citar a Política Nacional do Livro, que permitiu a criação, em 2003, do Plano Nacional do Livro e Leitura – PNLL, uma política pública voltada à leitura e ao livro no Brasil (BRASIL, 2014). Com base neste Plano, foi instituído o Plano Estadual do Livro e Leitura – PELL-BA –, em 2013, com objetivo de assegurar a democratização do acesso ao livro, a promoção da leitura e a valorização do livro e da leitura na Rede Estadual de Ensino Básico da Bahia (BAHIA, 2014). Contudo, estas políticas públicas ainda carecem de efetiva aplicabilidade, conforme foi verificado no estudo de caso, tendo por objeto a biblioteca escolar do Colégio Estadual Clériston Andrade, localizado no bairro de Itacaranha, Subúrbio Ferroviário de Salvador. Entretanto, apesar das dificuldades, trabalhamos com a hipótese de que, por meio de pequenas ações, tais como a reorganização do espaço destinado à biblioteca e de seu acervo de obras e atividades de mediação e estímulo à leitura, seja possível concretizar o plano estadual de estímulo e valorização do livro e da leitura nesta unidade de ensino. Como resultado, parte do espaço e do acervo já está estruturada e aos alunos já é ofertada a possibilidade acesso a empréstimo de livros aos educandos.