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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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Integração na EJA – perspectivas para o professor de Língua Portuguesa

Autores:
Claudia Maria Rodrigues Alonso (SEDUC SANTOS - Prefeitura Municipal de Santos) ; Marisa Carvalho Pires de Freitas (SEDUC SANTOS - Prefeitura Municipal de Santos)

Resumo:

A partir das mudanças propostas pelo Governo Federal (BNCC) que impactam direta e indiretamente esse segmento, somando-se a isso ao novo Plano de Curso idealizado para uma maior integração dos componentes curriculares da Educação de Jovens e Adultos faz-se necessário e relevante ressignificar a prática desses professores. Diante dessa demanda, é importante oferecer formação específica e continuada aos Professores de Língua Portuguesa para obter um resultado de excelência para o desenvolvimento de habilidades e competências do educando. O objetivo do trabalho é engajar o professor no compromisso de entender e aplicar o novo Plano de Curso, seguindo suas orientações, conscientizando -o sobre a importância de produzir, no seu fazer, uma diversidade de avaliações, tornando seu aluno autossuficiente frente as novas demandas propostas para esse segmento (aula presencial, AVA). Quanto à metodologia, para alcançarmos os objetivos propostos nesse projeto, o professor participa da formação em seu turno de trabalho, quando recebe informações sobre a estrutura e funcionamento do novo modelo do Plano de Curso. Nos encontros temos espaço para discussão, compartilhamento de práticas, autoavaliação e, sobretudo, para fomento de estratégias que culminem no desenvolvimento de habilidades e competências entre os educadores. As atividades/tarefas solicitadas aos cursistas nos encontros presenciais devem ser aplicadas em sala de aula e socializadas no encontro seguinte (sua execução será acompanhada ao longo do processo) e a devolutiva, por parte das formadoras, ocorre na própria formação com as devidas orientações para seu desenvolvimento. A avaliação acontece de forma contínua durante todo o processo de formação e acompanhamento das ações nas Unidades Municipais de Educação por meio de diferentes instrumentos: atividades/simulados, relatórios de acompanhamento, avaliação e visita às escolas.