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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Literatura digital e ampliação de práticas de leitura e de escrita de alunos da Educação Básica

Autores:
Poliana Silva Araujo (UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA)

Resumo:

Este estudo situa-se no âmbito das pesquisas que discutem acerca da Literatura digital para a ampliação de práticas de leitura e de escrita de alunos da Educação Básica. Tem como objetivo compreender como e se os professores de Ensino Médio utilizam as mídias digitais nas suas práticas pedagógicas para o trabalho com a literatura na perspectiva dos multiletramentos. Trata-se de uma pesquisa a ser desenvolvida com professores do Ensino Médio do Colégio Estadual Professora Olgarina Pitangueira Pinheiro, em Conceição do Coité/BA. A questão que nos move é: como os professores poderão contribuir para o letramento literário de seus alunos, através de práticas que envolvam os multiletramentos ampliados pelas mídias digitais? Para o desenvolvimento deste estudo, discutiremos as seguintes categorias teóricas: identidades e transformações culturais na contemporaneidade (HALL, 2003); letramentos (SOARES, 2009; TFOUNI, 2010; KLEIMAN, 2006); multiletramentos e pedagogia dos multiletramentos (GNL, 1996; ROJO, 2012; 2013; FERRAZ; CUNHA, 2018); leitura e literatura como instrumentos indispensáveis para a educação da sociedade (CANDIDO, 1972; COSSON, 2018). A partir da abordagem qualitativa, desenvolveremos uma pesquisa colaborativa, de inspiração etnográfica. O convívio com professores no contexto escolar poderá proporcionar o entendimento sobre os desafios que enfrentam os professores, ao serem chamados a ampliar o leque de possibilidades de leitura e de escrita para tornar as aulas mais significativas, a partir do uso de mídias digitais. Para tanto, precisará implicar-se com as tecnologias digitais, possibilitando a si mesmo e a seus alunos experienciar a leitura e a produção de textos literários multimodais e multissemióticos. Este estudo poderá contribuir para uma reflexão sobre as possibilidades de utilização das mídias digitais nas aulas e a problematização das práticas que envolvem os estudos de Literatura na educação básica, no contexto da cultura digital, bem como sua contribuição social, cultural e política para ampliar os letramentos dos alunos.