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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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LITERATURA DE JORNAL NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO SOCIAL

Autores:
Consuelo Penelu Bitencourt (UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana)

Resumo:

 

Este estudo é decorrente de pesquisa de mestrado com foco na formação de leitores. Tendo em vista que a literatura produzida localmente não encontra espaço nos manuais didáticos nem na biblioteca escolar, questionou-se como introduzir esta literatura nas aulas de Língua Portuguesa.  A resposta foi planejar uma intervenção pedagógica, a partir da construção de uma sequência didática para ensino do gênero biografia de escritor e construção de uma biblioteca virtual com escritores locais. O objetivo da intervenção foi colaborar para a formação leitora de estudantes do 9º. ano do ensino fundamental e tornar conhecidos escritores que publicaram no jornal Folha do Norte. Discute-se aqui o letramento social dos educandos, que, ao entrarem em contato com textos literários e histórias de vida, terão a oportunidade de refletir sobre construção de identidades e cidadania local e planetária. Tomou-se como referencial teórico o processo de leitura a partir de Jouve (2002); Kleiman (2005) e Rojo (2012) para discutir letramento, além de Street (2014), que trata de letramento social; na abordagem de gêneros discursivos e textuais, Bakhtin (2003) e Rojo (2015); a linguagem multimodal e o letramento digital são discutidos a partir de Xavier (2005), Rojo (2015) e Barton (2015). Para tratar do conceito de sociedade em rede e de cidadania planetária, os diálogos são com Castells (1999) e Morin (2000).  Assim, na valorização da literatura produzida no local, o jovem insere-se no mundo e reconhece sua individualidade e pluralidade. Como resultado, espera-se contribuir com subsídios para a formação do jovem leitor em novos espaços de letramento social e digital, valorização e construção de identidades e da cidadania.