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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A Pedagogia dos letramentos políticos em experiências educacionais de assentamentos do MST no recôncavo baiano

Autores:
Marcos José de Oliveira Silva (UNEB - Universidade do Estado da Bahia) ; Obdália Santana Ferraz Silva (UNEB - Universidade do Estado da Bahia)

Resumo:

Esta pesquisa de mestrado intenciona compreender as práticas de letramentos políticos desenvolvidas pelos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental das escolas Antônio Conselheiro e Escola Fábio Henrique, pertencentes aos assentamentos do MST, Eldorado e Paulo Cunha, situados no entorno de Santo Amaro-BA. Este estudo foi motivado pela seguinte questão de pesquisa: que letramentos políticos são desenvolvidos pelos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, no âmbito das escolas do MST situadas no entorno de Santo Amaro-BA? O referencial teórico que alicerçará este estudo será constituído pela discussão das seguintes categorias teóricas: educação do MST (CALDART, 2000; 2011; 2012) e Arroyo (2011); letramento político (COSSON, 2010; 2015); letramento(s) (SOARES, 2004; TFOUNI, 2010); multiletramentos (NLG, 1996; ROJO, 2009; 2012; 2013); letramentos sociais (STREET, 2010; 2012; 2014); materialismo histórico dialético na educação (GADOTTI, 2012); educação, conhecimento e emancipação (ADORNO, 2005); educação e liberdade (FREIRE, 1967; 1987; 2001); entre outros estudos sobre os letramentos na sociedade contemporânea. Como aporte teórico-metodológico nos pautamos nos princípios da pesquisa colaborativa (DESGAGNÉ, 2007; IBIAPINA, 2008) que foca na formação docente como ação reflexiva, em que professores, a partir do significado de colaboração, passam a pensar na reelaboração de suas práticas pedagógicas, por meio de um processo dialógico e dialético que os possibilite a ouvir e compreender o outro. Como proposta de intervenção, além da própria pesquisa-formação, propõe-se a construção de um documentário sobre as práticas de letramento das duas escolas, locus desta pesquisa. Estando a pesquisa ainda em processo de desenvolvimento, os estudos teóricos sobre a temática, experiências com a educação, observações das vivências formativas e da prática e os primeiros diálogos com os sujeitos das duas escolas levam-nos a inferir que há um campo de possibilidadesde ações voltadas aos letramentos políticos materializados nas propostas e ações dos professores das referidas escolas.