Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O portfólio de textos como meio de aprimoramento da produção textual no ensino médio

Autores:
Jozil dos Santos (IFMS - Instituto Federal de Mato Grosso do Sul)

Resumo:

O objetivo deste trabalho é apresentar a prática da utilização de portfólio de textos dentro da disciplina de Língua Portuguesa no ensino médio como meio de acompanhamento de textos produzidos por estudantes de turmas do Curso Técnico em Informática para Internet do Ensino Médio do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul campus Naviraí. A metodologia utilizada tem seu cerne na concepção crítica de educação, ou seja, o aluno faz uma reflexão sobre suas práticas de produção textual, após a percepção e concepção de suas práticas o mesmo toma consciência e busca a transformação de sua realidade, o papel do professor é o de orientador e o papel do aluno é o de autor da sua aprendizagem. O uso do portfólio é um meio que busca demonstrar a autonomia do aluno, seu crescimento acadêmico, sua identidade diante diversas práticas de escrita proporcionadas em sala de aula para também através do portfólio ser avaliado de forma diferenciada, demonstrando ser uma forma de avaliação contínua e formativa. O aporte teórico deste trabalho contou com autores como Luckesi, 2005; Hernandez e Ventura, 1998; Villas Boas, 2012; Geraldi, 2011; Vygotsky 1991, 1993, 1995 e 2000; Xavier e Cortez 2007; Kock 2002, 2003, 2009; Marcuschi, 2008.


Agência de fomento:
IFMS