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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A Objetivação e Subjetivação dos sujeitos por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Dispositivo de controle na Educação Básica

Autores:
Lara Roberta Silva Assis (UFG - Universidade Federal de Goiás)

Resumo:

A presente pesquisa tem como objetivo analisar se a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental funciona ou não como um dispositivo de controle na Educação Básica, de modo a objetivar e subjetivar os sujeitos. A proposta de estudo segue o paradigma qualitativo de pesquisa, de cunho interpretativista documental (BELL, 2008; BORTONI-RICARDO, 2008; MOROZ & GIANFALDONI, 2006), abordando questões voltadas ao processo de surgimento/constituição dessa Base Nacional (AGUIAR & DOURADO, 2018; AZEVEDO & DAMACENO, 2017; GERALDI, 2015.). E se baseia em pressupostos teóricos sobre a Análise do Discurso de Linha Francesa, mas especificamente relacionados aos enunciados, as condições de emergência, disciplina, controle, dispositivo, objetivação e subjetivação (AGAMBEN, 2009; ARAÚJO, 2017; CARVALHAES & FERNANDES, 2012; FOUCAULT, 1995, 1999, 2008a, 2008b, 2016; PAIXÃO, 2013; PRADO FILHO, 2017; SOUSA, 2008; THIRY-CHERQUES, 2010). O corpus para análise é constituído pelo documento em questão, que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Foram escolhidos três pontos específicos para serem analisados no presente documento, e os resultados mostraram que a Base é um dispositivo de controle para a Educação Básica, disciplinando, controlando, objetivando e subjetivando tanto os sujeitos professores, quanto os sujeitos alunos.


Agência de fomento:
CAPES