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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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LEITURA E PRÁTICAS DISCURSIVAS ÉTNICO-RACIAIS EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores:
Lucia de Fátima Araújo dos Santos (UERN - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RGN)

Resumo:

A escola é um espaço onde se pressupõe que sejam desenvolvidas ações voltadas para a formação de cidadãos críticos, reflexivos, atuantes e cientes de seu papel na sociedade. Ela assume uma importante e fundamental responsabilidade no processo de construção de práticas discursivas e saberes que nela circulam. Baseada nesse pensamento, esta pesquisa foca a temática da diversidade étnico-racial em uma turma de 8º ano da Escola de Ensino Fundamental e Médio Doutor César Cals, localizada na cidade de Fortaleza-CE. A pesquisa tem por objetivos desenvolver práticas de leitura e escrita utilizando contos de temática africana, proporcionar debates e reflexões, identificar e valorizar a cultura do povo negro. A proposta de trabalho desenvolve-se por meio de uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa, de caráter intervencionista, na qual se procura, coletivamente, intermediar a formação de agentes de leitura, multiplicadores de vozes e propagadores de práticas antirracistas. Teoricamente, as reflexões se amparam em estudos da área de leitura, escrita, relações étnico-raciais, dentre outros. A culminância do projeto revelou que ler, escrever e exercitar a oralidade para expressar nosso modo de ver e conviver é ferramenta poderosa na construção de relações respeitosas e solidárias no ambiente escolar. Mais proveitoso, ainda, quando o trabalho com a leitura e a escrita é guiado, tem objetivos claros, os alunos sabem que a proposta tem uma finalidade social e que sua produção será valorizada por toda a comunidade escolar.