Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O jogo como possibilidade de ampliar a aprendizagem da leitura e da escrita das crianças

Autores:
Aline Oliveira da Silva (UFBA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA)

Resumo:

Como professora formadora, que trabalha na perspectiva da formação continuada, no município de Mata de São João (2018), desenvolvo o projeto Circuito Brincante, série de encontros com professores da Educação Básica, do Ensino Fundamental I (Círculo de Alfabetização), pautada na troca de ideias e discussões acerca de temáticas diversas relacionadas à aprendizagem. Nessa dimensão, acordou-se com a equipe pedagógica que o jogo seria a base dos encontros, de modo que o conteúdo trabalhado em cada dia de formação tivesse como suporte um jogo desenvolvido pela formadora, que fosse apresentado aos professores, a fim de que estes trabalhassem a ampliação da leitura e da escrita, para, a partir disso, utilizarem-nos com os alunos. Assim, tomando como base os estudos desenvolvidos por Canda (2006), Machado (2010), D’Ávilla (2006; 2011; 2013) e Luckesi (2004), passou-se a observar a relação que os professores construíam com os jogos levados às formações na medida em que se podia verificar o grau de envolvimento desses, bem como as possiblidades de uso deles, contemplando o trabalho com leitura e escrita. Nesse sentido, desde maio, mês em que começou a formação, já foram apresentados alguns jogos, como: jogo da memória, acerte a imagem, bingo da leitura, na trilha da leitura, o cubo de história, de modo que cada professor participasse brincando e, ao mesmo tempo, refletindo acerca das possibilidades de uso do jogo em sua sala de aula. Assim, a cada encontro, o jogo utilizado é avaliado pela equipe e adaptado para a realidade de cada turma. No encontro seguinte, os professores comentam a recepção dos alunos. Com essa metodologia, houve maior aproximação entre os professores, bem como aumento de troca entre experiências vividas, o que tem ampliado muito a aprendizagem de todos, visto o jogo ser o mediador dessa interação.