Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


Propaganda e publicidade em sala de aula

Autores:
Liliane Scarpin da Silva Storniolo (UNITINS - Universidade Estadual do Tocantins)

Resumo:

Esta pesquisa apresentará sugestões para utilização da propaganda e da publicidade em sala de aula como estímulo e estratégia de sensibilização à interpretação e produção de textos pelos alunos do nono ano do ensino fundamental. Também promoverá a atualização de seus conhecimentos acerca dos elementos estruturais dos gêneros textuais que serão estudados. A metodologia será um estudo de caso tendo como apoio a Estética da Recepção e recebe uma complementação dos estudos de Linguística e de Semiótica que tratam da relação do receptor com o texto verbal e escrito a partir do receptor. Os teóricos que fundamentam esta pesquisa são entre outros: Mikhail Bakhtin, Wolfgang Iser, Hans Robert Jauss e Umberto Eco que veem e estudam, na produção de textos, estratégias de interação com o leitor que preveem os movimentos (respostas) do outro, ou seja, um texto, desde a sua geração, tem mecanismos de inserção do leitor no próprio discurso narrativo, como parceiro de um diálogo com o autor. Considera-se, nesta pesquisa, a extrema importância da utilização de metodologias diferenciadas para o ensino de redação, visto que, cada vez mais, os adolescentes estão perdendo a habilidade da escrita pela facilidade propiciada pelo avanço tecnológico e pela síntese “telegráfica” da linguagem da Internet. A utilização de propagandas e publicidades disponíveis em revistas, jornais, televisão e demais meios de comunicação une o interesse dos alunos que são atraídos pelas peças, com sua necessidade de conhecimento, propiciada por textos criativos.