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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA: ANÁLISE DOS TEXTOS DE UMA CRIANÇA AMBLÍOPE SEVERA

Autores:
Sueli Fernandes da Silva Rached (UNICAP - Universidade Católica de Pernanbuco) ; Isabela Barbosa do Rêgo Barros (UNICAP - Universidade Católica de Pernanbuco)

Resumo:

A aquisição da linguagem escrita representa um grande marco no desenvolvimento do sujeito, que passa para condição de sujeito escrevente após o domínio de um sistema complexo de signos. A ambliopia é caracterizada pela falta de consolidação da acuidade visual devido a carência de estímulos, ou estímulos inadequados ou ainda, insuficientes, que atuam no período crítico do desenvolvimento da visão, também a sensibilidade ao contraste e a localização espacial estão afetadas. A criança amblíope que tenha uma privação visual binocular ou monocular de estímulos terá uma baixa visual e esta poderá acarretar um atraso no seu desenvolvimento perceptivo visual. As imagens percebidas são muitas vezes analisadas de forma fragmentada e confusa pela criança. Caso ela esteja em início de escolaridade, mais especificamente nas primeiras fases de alfabetização, poderá apresentar baixo desempenho escolar para a aquisição da escrita. O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de aquisição da escrita de uma criança amblíope em fase de alfabetização. Para tal, desenvolvemos uma reflexão no campo da Aquisição da Linguagem diante de uma concepção enunciativa (BENVENISTE, 2005;2006, SILVA, 2009), para perceber a singularidade da criança amblíope, sem que as peculiaridades de cada sujeito se confundam com desvios ou com patologias da escrita. Analisamos cinco textos escritos por uma criança amblíope, na época com seis anos, estudante de escola particular e identificamos que algumas das dificuldades apresentas são comuns a qualquer criança em fase de aquisição da linguagem escrita, indicando que a ambliopia, quando identificada precocemente, não representa critério de dificuldade para a alfabetização na idade certa.