Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


COMPREENSÃO LEITORA E TEORIA DA POLIFONIA: SENTIDOS CONSTRUÍDOS PELO LEITOR NA INTERAÇÃO COM O DISCURSO

Autores:
Andréia Inês Hanel Cerezoli (UCS - Universidade de Caxias do Sul)

Resumo:

A docência em língua materna visa contribuir para a formação de usuários de língua proficientes, ou seja, competentes nas quatro grandes habilidades: ouvir, falar, ler e escrever. Dados os limites desta investigação, este trabalho tem como objetivo mostrar como a Teoria da Polifonia, de Oswald Ducrot, contribui para a compreensão leitora, em uma perspectiva enunciativa. A pesquisa está fundamentada em autores como Flores e Teixeira (2005, 2009) dada a contribuição científica no esclarecimento da constituição de um campo denominado Linguística da Enunciação que abriga diferentes teorias como a Semântica Argumentativa, criada e desenvolvida até os dias atuais por Ducrot e colaboradores, buscando sempre comprovar o princípio norteador da teoria “A Argumentação está na língua”. Considerando-se as alterações que a Semântica Argumentativa apresenta ao longo das suas diferentes fases, limita-se esta proposta à Teoria da Polifonia, recorte teórico que não representa o todo da Semântica Argumentativa. Também fundamentam este trabalho Azevedo (2015) e Teixeira (2008) pela contribuição científica ao campo da leitura na perspectiva enunciativa. O percurso metodológico está organizado da seguinte maneira: (a) revisão teórica; (b) apresentação do discurso selecionado; e (c) proposta de compreensão leitora. Os resultados sugerem que a Teoria da Polifonia apresenta grande potencial para fundamentar a elaboração de atividades de compreensão leitora, já que possibilita ao leitor conscientizar-se das possibilidades de continuação de um discurso, bem como das restrições que a língua impõe aos discursos.


Agência de fomento:
CAPES