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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Estratégias de Letramento Acadêmico em meio a Internacionalização do Ensino Superior de uma Instituição Pública Brasileira

Autores:
Paula Aparecida Diniz Gomides (UFSJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI )

Resumo:

A comunicação visa apresentar os prévios resultados apurados através da dissertação produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São João del Rei – UFSJ. Tem como foco, as estratégias (BOURDIEU, 1989; 1996; 2004) utilizadas por estudantes estrangeiros na instituição, analisadas através da perspectiva do Letramento Acadêmico (LEA; STREET, 2014; LILIS, 2003; STREET, 2010). Em face das novas demandas causadas pela internacionalização das universidades brasileiras, cabe conhecermos as trajetórias e as principais dificuldades destes estudantes, para que possamos adequar o ensino e também articular uma formação intercultural, de troca, entre brasileiros e estrangeiros. Nossa hipótese nasce das constatações de (MACEDO e BARROSO, 2010) que demonstraram, ao pesquisar estudantes africanos, provenientes de países lusófonos, que a compreensão da língua portuguesa tal como é falada no Brasil é um desafio. Em face disso, tais estudantes se lançaram no desenvolvimento de estratégias, visando diminuir suas dificuldades. Para tanto, desenvolvemos um trabalho de entrevistas, abarcando 14 sujeitos de 9 diferentes nacionalidades vinculados entre os meses de outubro e dezembro de 2017. No decorrer das entrevistas, notamos que a língua tem se tornado a maior dificuldade para esses estudantes, uma vez que todas as disciplinas são ministradas em português. Assim, diferentes estratégias são articuladas, seja por intermédio de ações individuais, dos estudantes, dos professores, ou mesmo da instituição. Algumas delas são a utilização de monitorias, auxílio de colegas, questionamentos aos professores, entrega e apresentação de atividades em sua língua materna e leitura de livros literários em português. Tais estratégias se condicionam também ao tipo de vínculo destes com a instituição, variando em cada caso. Pensar em ações que tornem o ensino mais acessível para estrangeiros, fortalecendo as frentes de internacionalização nas universidades brasileiras mostra-se uma necessidade, já que a medida, para além da mobilidade, pode proporcionar altos ganhos para nossa educação.


Agência de fomento:
Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del-Rei - FAUF