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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A INTERTEXTUALIDADE E SUA RELAÇÃO COM A MIDIATIZAÇÃO DA CIÊNCIA NA REVISTA GALILEU

Autores:
Melquíades Paceli Sandes Barros (UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos)

Resumo:

Melquíades Paceli Sandes Barros

Prof.ª Dra. Maria Eduarda Giering (Orientadora)

 

RESUMO: Neste trabalho, propomos investigar a intertextualidade e sua relação com as visadas de informação e captação do contrato de midiatização da ciência em notícias de divulgação científica da revista Galileu online. A análise é orientada pelas perspectivas da Linguística Textual (KOCH; BENTES; CAVALCANTE, 2012; KOCH; ELIAS, 2006) e da Análise do Discurso (BAKHTIN, 2011; CHARAUDEAU, 2008, 2016) numa abordagem quanti-qualitativa. Esse procedimento metodológico permite orientar, simultaneamente, o trabalho de interpretação dos recursos linguístico-discursivos propostos e mostrar um quadro estatístico das marcas de intertextualidade recorrentes nas notícias, além de um levantamento das vozes que o jornalista divulgador institui no discurso. Noutros termos, permite identificar as marcas recorrentes da intertextualidade explícita e implícita no corpus, verificando se e como essas marcas se relacionam àquelas visadas; relacionar as ocorrências de intertextualidade às instruções do contrato midiático e a contribuição das vozes integradas no discurso. Embora em fase inicial, a pesquisa mostra que o divulgador faz uso frequente da intertextualidade explícita por citação direta / indireta, além de convocar as vozes tendo em vista o crédito atribuído à informação. Indica ainda que a intertextualidade no gênero analisado mantém forte relação com as restrições de seriedade e de emocionalidade, próprias do contrato de midiatização da ciência: o divulgador sente a necessidade de animar o leitor, emocionando-o, e assegurar a credibilidade à informação, recorrendo às autoridades.