Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O grupo de pesquisa (Socio)Linguística, Letramentos Múltiplos e Educação (SOLEDUC): constituição e bases conceituais/aplicadas

Autores:
Rosineide Magalhães de Sousa (UNB - Universidade de Brasília) ; Roberta Rocha Ribeiro (UFG - Universidade Federal de Goiás)

Resumo:

O grupo de pesquisa (Socio)Linguística, Letramentos Múltiplos e Educação (SOLEDUC), certificado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq desde 2011, encontra-se sediado no Campus Planaltina da Universidade de Brasília (UnB). O SOLEDUC reúne pesquisadoras/es de diferentes instituições - além da UnB, há integrantes da UFT, IFB, UFG, IFRR, UFPI, IFG, UFMS, UCB, EMBRAPA e SEE-DF - com o intuito de agregar trabalhos realizados no âmbito da (Socio)linguística (BELL, 2014; BORTONI-RICARDO, 2004, 2014; GUMPERZ & HYMES, 1972a; HAUGEN, 2001; GOFFMAN, 2002, entre outros) e dos Letramentos (STREET, 1984, 2003, 2012, 2014; BARTON, 1994; BARTON & HAMILTON, 1998, 2000; GEE, 2008; KLEIMAN, 1995, 1998, 2003; BORTONI-RICARDO, 2010; 2013; SOARES, 2004; ROJO, 2009; SOUSA, 2011; RIOS, 2002, entre outros) em contextos sociais de diversidade, como comunidades campesinas, quilombolas,  indígenas e periferias de grandes centros urbanos. Vale ressaltar que, nesse escopo, as pesquisas abrangem a investigação da língua(gem) considerando interfaces com outras vertentes linguísticas [Estudos do Discurso, Estudos do Léxico, Funcionalismo, Ecolinguística, Fonética e Fonologia, Linguística Textual etc.], concepções de Cultura, Identidade, Memória e contemplando a Educação nos vieses inter/transdisciplinar. Quanto aos arcabouços metodológicos, também há a adoção de linhas variadas, de acordo com as propostas de pesquisa. No entanto, os caminhos metodológicos mais utilizados são a pesquisa qualitativa e a perspectiva etnográfica. Nesse sentido, nossos objetivos são apresentar a constituição do grupo desde seu início, explicitar a variedade de pesquisas desenvolvidas e, principalmente, mostrar que é possível construir diálogos teóricos inovadores para pautar ações/aplicações sensíveis, em contextos reais de usos linguísticos, de processos formativos em (e além da) sala de aula, de pessoas com suas práticas sociais.