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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O DIÁRIO NA REDE: UMA POSSIBILIDADE DE PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores:
Débora Cristina Longo Andrade (UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie)

Resumo:

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de atividade para o trabalho com o gênero digital blog em sala de aula. Para tanto, iremos nos pautar nos preceitos da Educação Linguística, como área de pesquisa e metodologia de ensino e aprendizagem. Além disso, levaremos em consideração as recomendações que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) fazem sobre o trabalho com gêneros textuais e, por fim, enfatizaremos a relevância desse tipo de abordagem, sugerindo, então, uma proposta de sequência didática, conforme descrita por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Para o desenvolvimento deste trabalho, analisamos o livro didático Tudo é linguagem (Borgatto; Bertin; Marchezi, 2010), desenvolvido para o 7º ano do Ensino Fundamental II. Selecionamos a terceira unidade, denominada Relato e memória, e pudemos observar que as autoras têm como referência principal a tipologia relatar em situações de aprendizagem centradas no gênero diário. Desse modo, optamos por apresentar um conjunto de atividades organizadas, de maneira planejada e sistemática, em torno do gênero digital blog, a fim de complementar essa unidade didática, tomando por base as características do gênero em estudo (o que muda no texto quando transposto para a rede, ou melhor, o meio eletrônico). Esperamos com este trabalho repensar a aplicabilidade dos materiais didáticos com a sequência didática, a fim de auxiliar o planejamento do fazer docente, por meio desse recurso eficiente, que atende às expectativas atuais de ensino, bem como complementar essa unidade de estudo, proporcionando aos alunos oportunidades de contato com o gêneros digitais, com o intuito de que se tornem cidadãos (multi)letrados, capazes de utilizar práticas de leitura e escrita, próprias das culturas juvenis contemporâneas e características do contexto da tecnologia e, sobretudo, que possam ser efetivamente utilizadas por eles além dos muros da escola.