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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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O protagonismo de egressas da LEdoC revelado em narrativas sociointeracionais

Autores:
Silvia Naara da Silva Pinto de Oliveira (UNB - Universidade de Brasília)

Resumo:

Este trabalho é parte da pesquisa, em andamento, que visa investigar e analisar o gênero narrativo de mulheres egressas da LEdoC para perceber como se dá a interação delas em diferentes domínios sociais após passar pelo letramento acadêmico na universidade. A tese defende a ideia de que o letramento amplia as capacidades tanto intelectuais quanto sociointeracionais das mulheres que concluem o curso de Licenciatura em Educação do Campo na Universidade de Brasília. Dessa forma, os objetivos do projeto são investigar como os letramentos múltiplos, principalmente os acadêmicos, servem para empoderar mulheres a atuar em diversos domínios sociais; analisar, por meio de narrativas dessas mulheres, como ocorre a interação delas com a família e em outros domínios sociais depois da conclusão da Licenciatura em Educação do Campo e compreender como o gênero narrativo revela os vários percursos de letramento pelos quais as egressas da LEdoC passaram. Como metodologia para a geração dos dados, o projeto conta com a observação participativa, a leitura dos memoriais escritos pelas estudantes e análise dos relatos autobiográficos. A base teórica que fundamenta o trabalho faze parte dos eixos do Letramento (STREET, 2004; KLEIMAN, 1995), do Gêneros Discursivos, mais especialmente o gênero narrativo (BAKHTIN, 1997; MARCUSCHI, 2010) e o eixo da Sociolinguística Interacional (GOFFMAN, 2013). Os relatos das mulheres por meio das narrativas permitem (entre)vermos a realidade das mulheres no contexto em que vivem e como o letramento, em especial o acadêmico, oferece novas perspectivas de ação e protagonismo feminino.

 


Agência de fomento:
Universidade de Brasília