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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


LÍDIA BAÍS - UM ESTUDO DISCURSIVO

Autores:
Flavia de Araujo Costa (UFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL)

Resumo:

Neste trabalho, pretendemos apresentar a pertinência dos estudos da Semiótica Plástica pensada por Floch (1985) quando aplicados à leitura de telas pictóricas. Nossa discussão será baseada na semiótica francesa, construída por Algirdas Julien Greimas (1917-1992). De acordo com a teoria semiótica, qualquer tipo de texto, seja ele verbal ou não-verbal, é formado por um “plano de conteúdo” e um “plano de expressão”. No Brasil, pesquisas relacionadas a essa vertente ainda são recentes, mas trazem resultados significativos, tal como podemos observar nos trabalhos de Ana Claudia de Oliveira (2004a, 2004b) e Antônio Vicente Pietroforte (2004, 2007). Este trabalho tem, portanto, o objetivo de apresentar a contribuição da semiótica francesa para a leitura de textos icônicos, o que procuramos exemplificar com as pinturas Lídia Baís simboliza a trindade e A última Ceia, ambos da artista Campo grandense Lídia Baís, artista considerada ícone em Mato Grosso do Sul. Apontamos, que nossa leitura não pretende revelar “o” ou os sentidos do autorretrato, mas um certo sentido, isto é, o sentido relativo ao percurso, relativo à direção. A abordagem que apresentaremos nesse trabalho está distante de esgotar os princípios teóricos metodológicos da semiótica francesa, nossa opção foi obter um recorte para que pudéssemos demonstrar a viabilidade da teoria aplicada a obras pictóricas. Assim sendo, este trabalho evidencia um provável percurso analítico, uma possível leitura semiótica, mas que não se pretende esgotar, visto que, na leitura de obras poéticas, estéticas e abertas, as possibilidades são dialogicamente infinitas. Mais do que isso, a vida e obra de Lídia Baís nos permite diálogos e conexões com outras disciplinas, e é de extrema relevância e interesse analisarmos, estudarmos, as obras dessa figura feminina sob a perspectiva semiótica que nos dá suporte para compreender o pictórico mesmo que por meio de fragmentos, considerando o todo que há nessa parte.


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FUNDECT MS