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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


EMPODERAMENTO LINGUÍSTICO-CULTURAL DE MINORIAS ÉTNICAS DE BOA VISTA-RR

Autores:
Daniele da Silva Fernandes Rodrigues (UFRR - Universidade Federal de Roraima)

Resumo:

EMPODERAMENTO LINGUÍSTICO-CULTURAL DE MINORIAS ÉTNICAS DE BOA VISTA-RR

[1]Daniele da Silva Fernandes Rodrigues

[2]Emerson Carvalho de Souza

RESUMO

O trabalho que ora apresento situa-se sob a temática de empoderamento cultural de minorias étnicas do estado de Roraima. Aqui, a língua é destacada como determinante da condição sócio histórica dos envolvidos, além disso se atribui ao conceito de língua as possibilidades de promover a valorização de grupos sociais submissos culturalmente. Isso instiga o desmantelamento das formas veladas de poder e, diante dessa perspectiva, este estudo procura compreender de que forma os conceitos relativos à Língua Portuguesa permeados nas práticas discursivas de docentes indígenas atuantes, em sociedades historicamente subjugadas, podem se reverter em empoderamento dos mesmos. Assim sendo, tem-se por finalidade com este estudo potencializar a voz dos referidos docentes, considerar suas concepções, atitudes e posicionamentos em relação à língua hegemônica brasileira. Para tanto, a metodologia utilizada foram questionários como forma de obtenção das narrativas descritivas e percepções desses sujeitos, transcrição e análise dos dados coletados além de cruzamento destes. Cabe aqui mencionar que o estudo em andamento é norteado sob os pressupostos decoloniais de Mignolo (2007, 2017) e Quijano (2007). As concepções de Bakhtin (1992), Hall (2006) e Rajagopalan (1998) delinearam as relações entre língua, identidade e sociedade, assim como, entre outros, Maher (1996), Hamel (1993), Fleury (2001) e Rezende (2013) consubstanciaram a discussão envolvendo interculturalidade e assimetria social. A tríade proposta considera-se a versatilidade da língua relacionada ao empoderamento cultural que por sua vez apresenta-se como essencial na desinvisibilização de ações com fins de legitimação de poder.

 

Palavras-chave: Língua. Empoderamento. Minorias. Relações de poder.