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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


ETNOGRAFIA DO LETRAMENTO NA PERSPECTIVA DA ETNOSSOCIOLINGUÍSTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O CURRÍCULO BILÍNGUE E INTERCULTURAL INDÍGENA APINAJÉ

Autores:
Severina Alves de Almeida (FACIT - Faculdade de Ciências do Tocantins ) ; Rosineide Magalhães de Sousa (UNB - Universidade de Brasília )

Resumo:

Os desafios da Educação do Século XXI nos convida a repensar nosso papel e rever nossas demandas, num cenário híbrido marcado por idiossincrasias de toda ordem. Categorias como Interculturalidade, Currículo, Etnografia, Letramento e Etnossociolinguística assumem relevância em contextos de minorias étnicas, tal qual os Apinajé, indígenas remanescentes dos Timbira falantes de língua homônima como pertencente ao Grupo Linguístico Macro Jê, Família Linguística Jê (ROD, habita 27 aldeias (DSEI, 2014), localizadas no norte do Tocantins, região do Bico do Papagaio. A pesquisa realizou-se nas aldeias São José e Mariazinha. Nesse sentido, propomos esta comunicação, cujo objetivo é socializar resultados de uma pesquisa de doutorado, identificando a Etnografia do Letramento na perspectiva da Etnossociolinguística, avaliando suas contribuições para o Currículo Bilíngue e Intercultural Indígena. A pesquisa quantiqualitativa (GÜNTHER, 2006; VASCONCELOS, 2009) configura-se como uma Etnografia Participante, Colaborativa e Crítica (EZPELETA E ROCKWELL, 1989; ERICKSON, 1984; TOMAS, 1993). Os dados foram gerados quantitativamente mediante observações, entrevistas e aplicação de questionários (ALBUQUERQUE, 1999; Maher, 2010; FISHMAN, 1967), sendo que este visou a um estudo etnográfico do Letramento. O corpus é composto de entrevistas com lideranças, professores e estudantes Apinajé, diários e notas de campo transcritos durante um longo período de permanência nas aldeias. A frente teórica é ampla. Para análise do Letramento e da Etnografia do Letramento recorremos a (STREET, 2007, 2014; ROJO, 2009; SOUSA, 2014, 2016). Bilinguismo (GROSJEAN, 1982,1999; HARMERS E BLANC, 2000; BELL, 2014). Educação Indígena, Bilíngue e Intercultural (MAHER, 2010; GRUPIONI, 2006); Currículo (APPLE, 1982; SILVA, 1999, 2001; MOREIRA E CANDAU; 2006); Os Apinajé (NIMUENDAJÚ, 1983; DA MATTA, 1976; ALBUQUERQUE, 2007). Etnossociolinguística (ALMEIDA, 2015; ALMEIDA E SOUSA, 2017). Os resultados revelaram uma Etnografia do Letramento que, em consonância com a Etnossociolinguística e o Letramento, têm importantes contribuições a oferecer para a construção de um Currículo Bilíngue e Intercultural Indígena.


Agência de fomento:
CAPES