Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Operações linguístico-cognitivas e o processo de aquisição da enunciação escrita por crianças

Autores:
Suelen Érica Costa da Silva (PUC-MG - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais )

Resumo:

Propomos, a partir da articulação de contribuições teóricas advindada Linguística da Enunciação, da Linguística Cognitiva, da Semiótica Cognitiva, da Sociolinguística, da Fonologia Prosódica e dos estudos do Letramento, descrever, analisar e interpretar as operações linguístico-cognitivas realizadas pelo falante (criança) para representar (na) sua escrita, o sujeito que enuncia, o interlocutor, a finalidade da interação, o tempo bem como o espaço da enunciação. Para tanto, adotamos um modelo epistemológico – o Paradigma Indiciário de Investigação – fundado em indícios, pistas, detalhes, resíduos singulares e episódicos reveladores do que buscamos compreender: as operações realizadas pelo falante. Além desse modelo, utilizaremos a análise estatística para a realização do teste das nossas hipóteses de pesquisa. Acreditamos que o sujeito que enuncia faz uso de seu Conhecimento Linguístico Internalizado, de natureza oral, levanta hipóteses a respeito do que é escrever e, assim, produz a sua escrita, uma forma particular de enunciação, que ora apresenta fatos linguísticos atrelados à escrita padrão, ora apresenta fatos linguísticos atrelados à oralidade para estabelecer um processo de enunciação escrito. Podemos dizer, por meio de uma análise preliminar, que operações de hipossegmentação, de hipersegmentação, de alçamento vocálico, de epêntese, de integração conceitual, de consciência e de atenção compartilhada são realizadas pelo falante para representar (na) sua escrita, o sujeito que enuncia, o interlocutor, a finalidade da interação, o tempo bem como o espaço da enunciação.


Agência de fomento:
CAPES (2013-2017)