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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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Atividades Didáticas Integradas e ensino: uma proposta para a ampliação discursiva dos alunos no Ensino Fundamental

Autores:
Ana Diane Pereira Vinhote (UFOPA - Universidade Federal do Oeste do Pará)

Resumo:

Este trabalho tem por objetivo contribuir para os estudos e ao ensino de língua portuguesa, a partir da análise da contribuição que as Atividades Didáticas Integradas (ADIs) à oralidade, leitura, escrita e reflexão linguística propostas por Moura (2017) podem trazer para o ensino através de ações desenvolvidas com alunos do Ensino Fundamental, numa perspectiva interacionista e dialógica da língua por meio do ensino dos gêneros discursivos. As bases teóricas que respaldam este trabalho são, prioritariamente, as concepções dialógicas da linguagem e gêneros discursivos de Bakhtin (2011, 2016) e Volóchinov (2017), Vygotsky (2001), e em estudos de pesquisadores como Marcuschi (2005, 2008), Kleiman (2008), Moura (2017a, 2017b), Antunes (2003) e Geraldi (2012) que fazem o estudo do ensino da língua por meio dos gêneros discursivos, levando em consideração o interacionismo e a discursividade. A metodologia desenvolvida neste projeto é pesquisa-participativa em que permite o papel de professor pesquisador e professor pesquisado, uma forma de refletir sobre a prática de ensino e como esse processo é recebido pelos alunos, a fim de propiciar a reconstrução na prática de ensino. A análise ocorre com a descrição das ações didáticas concretas realizadas com alunos de 9º ano do Ensino Fundamental e como eles desenvolvem-se nesse processo. Para a descrição das atividades foram utilizados diferentes gêneros: notícia, curta-metragem, artigo de opinião, carta argumentativa, crônica, entre outros. A pesquisa em andamento aponta, a partir dos dados e resultados preliminares, que a proposta das ADIs por meio dos gêneros discursivos proporciona o protagonismo do aluno em sala de aula, pois ele é incentivado a se pôr como sujeito do discurso, concordando ou discordando, na oralidade e na escrita, sendo que o professor assume o papel de mediador, o que colabora na formação de sujeitos responsivos.