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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


INTERTEXTUALIDADE E POLÊMICA

Autores:
Glaucimere Patero Coelho (UFES - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO)

Resumo:

Seguindo uma trajetória dentro dos estudos da Linguística Textual que tem por interesse as produções sociocognitivas e interacionais da linguagem, este trabalho busca investigar as produções de caráter intertextual que se constroem nos ambientes virtuais. Em linhas gerais segundo Koch (2009) a intertextualidade é um fenômeno que compreende as diversas maneiras pelas quais um texto ao ser produzido se relaciona com outro texto, vindo a influenciar na sua recepção que é conduzida a depender dos conhecimentos prévios que os interlocutores possuem dos textos envolvidos. Sabendo-se que para  alcançar o sentido intencionado é necessário que haja uma sintonia entre os interlocutores, pois caso a intertextualidade não alcance os sistemas de conhecimentos socialmente compartilhados, sua interpretação poderá ser comprometida. Chegamos a esta concepção, a partir da investigação de textos publicamente compartilhados em redes sociais, das quais demonstram que o não entendimento de propostas textuais que retomam outros textos, tem gerado inúmeros debates. O objetivo deste trabalho, portanto é analisar de que maneira a falta de interpretação da intertextualidade gera possíveis conflitos. A fim de dar conta desse objetivo selecionamos postagens publicadas em blogs, por ser um espaço de livre participação pública em que os internautas podem fazer seus comentários em postagens de temáticas geralmente específicas. Em diálogo com as pesquisas sobre a intertextualidade desenvolvidas por Koch, Bentes e Cavalcante (2008) e demais colaboradores, nos apoiamos nos estudos de Amoussy (2017) ao focalizar os conflitos de opinião que geram casos concretos de polêmica em ambientes públicos, haja vista a  polarização do confronto que se estabelece entre os antagonistas em uma sociedade pluralista, marcada pelo apelo das emoções diante de posições discursivas dicotômicas, que ao produzir um cenário de contra-argumentação não só desqualifica o ethos dos sujeitos em posição contrária, como macula o próprio gerador da polêmica.