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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


CONCEPÇÃO DIALÓGICA DA LINGUAGEM NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores:
Leliane Regina Ortega (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná)

Resumo:

Os desafios contemporâneos exigem um professor com uma nova identidade que, além de possuidor de conhecimentos, seja capaz de refletir sobre suas ações e reconstruí-las a cada novo desafio. Assim, consideramos essencial que a academia se desloque às escolas para junto com o professor construir conhecimentos por meio do diálogo reflexivo. Então, a pesquisa colaborativa constitui um caminho inovador para problematizar conhecimentos, pois possibilita que conceitos teóricos se tornem mais acessíveis a todos. Com esse entendimento, o objetivo deste trabalho (que faz parte de uma pesquisa de doutorado em andamento) é demonstrar os passos de uma pesquisa-ação crítico-colaborativa que envolve a formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, voltada para o trabalho com os gêneros do discurso na sala de aula. A fundamentação teórica ampara-se em Bakhtin (2010[1929]); Bakhtin e Volochínov (2009[1929]); Volochinov e Bakhtin (1976]1926); Vigotski (1935[1931]; 2007[1984]) dentre outros escritos do Círculo. Nossa investigação busca responder ao seguinte questionamento: Como promover a reflexão de professores do Ensino Fundamental, por meio da pesquisa-ação crítico-colaborativa, a ponto de levá-los a reconstruir sua prática docente? Assim sendo, os passos da pesquisa serão traçados mediante diagnóstico realizado por meio de entrevista com os professores participantes, análise de diários de classe e de planejamentos dos docentes.