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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Reflexões sobre o Eixo “Análise Linguística/Semiótica” na Base Nacional Comum Curricular

Autores:
Andréia Rutiquewiski (UTFPR - Universidade Tencológica Federal do Paraná) ; Sueder Souza (UFPR - Universidade Federal do Paraná) ; Audria Albuquerque Leal (CLUNL - Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa) ; Luciana Pereira da Silva (UTFPR - Universidade Tencológica Federal do Paraná)

Resumo:

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o eixo “análise linguística/semiótica” a partir de uma leitura crítica da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Mais especificamente, propõem-se compreender qual os conceitos de língua/linguagem e texto e gêneros subjacentes a essa nova proposta, procurando elucidar os avanços e desafios colocados nessa nova obra norteadora para o ensino de língua portuguesa. Para a compreensão desse eixo, inicialmente, apresentar-se-ão as bases teóricas que sustentam a análise linguística numa vertente que aborda, sobretudo, os elementos verbais impressos. Na sequência, passa-se a refletir sobre outras modalidades da linguagem (imagéticas, sonoras, cinésicas) e sua inclusão no eixo. Por fim, examinam-se as habilidades de análise semiótica presentes no documento e sugere-se uma breve confrontação dessas habilidades com as de cunho “linguístico”. Autores como Bezerra & Reinaldo (2013), Antunes (2014), Rojo (2012), Dionísio (2011) entre outros fundamentam as reflexões realizadas. Os resultados mostram que a Base Nacional Curricular Comum traz mais um passo para a consolidação da análise linguística como uma prática escolar, adequando a nomenclatura do eixo às demandas atuais e deixando clara a inserção dos textos multissemióticos. Contudo, agora se faz necessário mostrar à escola, aos professores e a toda a rede que responde pela educação como integrar as diferentes habilidades para um ensino eficaz da língua portuguesa. Assim, procura-se contribuir para a discussão de como desenvolver nos alunos as habilidades necessárias na formação de cidadãos críticos e participativos na sociedade.


Agência de fomento:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/CAPES