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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


ENSINO DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA SOB VIÉS DIALÓGICO-DISCURSIVO

Autores:
Wilder Kleber Fernandes de Santana (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; José Luciano Marculino Leal (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA) ; Maria Bernardete da Nóbrega (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA)

Resumo:

Durante muito tempo imperou, em grande parte da Europa e especificamente na Rússia, um ensino de literatura puramente formal, tanto nas escolas em ensinos fundamental e médio quanto em centros universitários. Alguns grupos, em terreno russo, como a Sociedade para o Estudo da Língua Poética (OPOYAZ) propunham um estudo mediante o qual houvesse a distinção entre linguagem prática e linguagem poética. Os princípios dialógicos da linguagem são essenciais para a interdiscursividade entre concepções ideológicas e o contemporâneo ensino de Literatura em amplas esferas da atividade humana. Este estudo se insere em uma área de investigação sobre o ensino de Literatura que se pautou não apenas em estudos na Rússia ou em países europeus, mas sobretudo em pesquisadores que têm se solidificado em terreno brasileiro, dentre os quais Santana (2017), Francelino (2007). Para alcance de nosso objetivo, que é apresentar propostas teórico-metodológicas para um ensino de Literatura, na educação básica, em perspectiva dialógica, iremos: 1) articular as principais produções presentes nos escritos de Bakhtin e o círculo sobre dialogismo, ideologia e atividade estética. Basear-nos-emos nas propostas, reacionárias ao método formal, dos estudiosos e pesquisadores Mikhail Bakhtin (1895-1975), Valentin N. Volóchinov (1895-1936) e Pável N. Medviédev (1891-1938), integrantes do Círculo de Bakhtin.