Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A verificação semântica de especificação de trajetória para verbos de movimento direcionado – os testes de adjunção e de paráfrase

Autores:
Morgana Fabiola Cambrussi (UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul) ; Talita Veridiana Hack Poll (UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul)

Resumo:

Este trabalho discute dois testes de verificação do conteúdo lexicalizado por verbos de movimento do português do Brasil (PB). A classe verbal investigada foi definida a partir da identificação de raiz de movimento, seguida de trajetória especificada ou não especificada. O referencial teórico que sustenta esta pesquisa se alicerça nos estudos de classes verbais produzidos pela teoria lexical, em especial pela semântica lexical, além de estar ancorado nos pressupostos de autores centrais da semântica cognitiva, os quais descrevem teoricamente a estrutura de predicados e os primitivos semânticos (como movimento, causação, estado, direção, trajetória e outros). Nosso objetivo é apresentar a paráfrase e a adjunção como recursos linguísticos que podem atuar como teste de verificação para definirmos, entre os verbos de movimento do PB que possuem trajetória como parte de sua estrutura semântica, quais especificam a direção da trajetória e quais não possuem uma trajetória definida. Para ilustrarmos os fenômenos em pauta, podemos contrastar os predicadores “subir” e “atravessar”. Esses dois verbos lexicalizam movimento e trajetória, entretanto, enquanto o primeiro também lexicaliza a direção do movimento (subir é para cima), o segundo não carrega essa informação semântica (atravessar [a rua] é realizar um movimento até um ponto, para uma direção, qualquer que seja). A hipótese que assumimos foi a de que esses verbos poderiam ser seguramente agrupados em dois subgrupos do grupo dos verbos de movimento apenas com os testes propostos. Como resultados parciais, temos a indicação de que, de fato, os testes de adjunção e de paráfrase bastam para o estabelecimento distintivo das duas subclasses verbais: verbos do tipo de “subir” e verbos do tipo de “atravessar”.