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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Construção de gêneros discursivos/textuais enquanto práticas sociais no contexto atual: para além das práticas de ensino tradicionais

Autores:
Heliud Moura (UFOPA - Universidade Federal do Oeste do Pará)

Resumo:

O objetivo deste trabalho é discutir metodologias de ensino de língua portuguesa, as quais devem inserir os sujeitos nas mais variadas ações de linguagem, requerendo uma interação eficiente dos indivíduos nos contextos por onde transitam e exigindo destes variados processos de textualização e discursivização do universo biossocial. Os gêneros textuais não constituem objetos estanques, mas espaços sociodiscursivos pelos quais os indivíduos devem se constituir como agentes dos seus dizeres. Para este estudo, tomo como referencial teórico as postulações de Bakhtin (2006, 2010a, 2010b, 2016), Bazerman (2011), Marcuschi (2007, 2008), Koch (2004), Moura (2017), para os quais, sob diferentes perspectivas teóricas, os gêneros discursivos/textuais constituem ações de linguagem nas quais nos inserimos nos diversos espaços de interação. Para Bakhtin (2016), os gêneros do discurso constituem atos enunciativo-responsivos, construídos em ideologia. Segundo Moura (2017), os gêneros constituem modos de inserção dos sujeitos nas várias esferas da atividade humana. Analiso 6 (seis) relatórios de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa de alunos do Curso de Letras da Universidade Federal do Oeste do Pará, observando formas como os discentes constroem o mencionado gênero, considerando-o como instrumento crítico-avaliativo das ações pedagógicas desenvolvidas pelos professores em sala de aula. Nesse caso, professores que atuam em turmas da Educação Básica. Tendo em conta as metodologias utilizadas por esses professores e as concepções de ensino de língua que subsidiam essas metodologias, observo especificamente diferentes posturas avaliativas dos alunos em relação às atividades implementadas por esses docentes, o que vai refletir na construção do gênero em questão, já que este deve se constituir a partir de uma concepção crítica acerca do ensino de língua nas escolas nas quais o estágio é realizado. Os resultados preliminares apontam para o fato de que os relatos dos estagiários estão permeados de contradições entre os paradigmas tradicionais e perspectivas consideradas inovadoras no contexto atual.


Agência de fomento:
Universidade Federal do Oeste do Pará